Sebrae/SC e Sicredi lançam o Programa “Acelera” com consultoria e ações para até 30 empresas de Itapema, Porto Belo e Bombinhas

Posted by | 27 de novembro de 2019 | Empresarial | No Comments

O Sebrae/SC, em parceria com a Sicredi, lançou na noite desta terça-feira, 26, o Programa “Acelera” voltado para as cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. A iniciativa busca apoiar o desenvolvimento e organização das pequenas empresas da região por meio de ações coletivas e individuais. O evento foi realizado no Restaurante Oba Oba e contou com a presença de autoridades e empresários locais que poderão participar do projeto. As inscrições estão abertas.

O programa pretende acelerar alguns processos como a geração de negócios entre associados da Sicredi, fomentar ações colaborativas para o desenvolvimento do turismo, além de promover ações que façam com que os empresários estejam unidos em prol do desenvolvimento. O foco do programa será trabalhar com empresas de turismo que englobam os setores de alimentos e bebidas, como restaurantes, bares e lanchonetes, meios de hospedagens como hotéis e pousadas, e serviços de turismo, que estejam dispostas a aprender e compartilhar conhecimento.

Para o Presidente da Sicredi Vale Litoral, José Domingos de Andrade, o programa cumpre a missão de desenvolver a região de mãos dadas com a comunidade. “Hoje reunimos empresários em torno de um ideal em comum, que é fazer nossa região se desenvolver. E nada melhor do que buscarmos especialistas em desenvolvimento como é o Sebrae, para darmos as mãos em prol das nossas três cidades”, salienta.

Entre as ações estão consultorias, cursos presenciais e eventos de acesso ao mercado, promovendo troca de conhecimento, rede de contatos e oportunidades como a sessão de negócios, além de conjunto de soluções digitais com cursos online, palestras e conversas com empresários e especialistas. O programa pretende trabalhar com grupo de empresas associadas convidadas e mapeadas pelo Sicredi e irá selecionar um grupo de 30 empresas para realizar ações específicas que receberão mais de 70 horas de consultorias individuais e coletivas, workshop de estratégias coletivas, mapeamento da competitividade com diagnósticos, acompanhamento dos meses dos projetos e capacitações em gestão empresarial.

O Diretor Executivo do Sicredi, Arão João da Silva Neto, acredita que o papel da cooperativa é dar continuidade naquilo que já está dando resultado. “O propósito é conhecer o negócio de cada pessoa que está do nosso lado e incentivar a comprar dos nossos associados e das pessoas que ajudam a desenvolver a região. Nós conseguimos aprovar o projeto e trazer o Sebrae junto com a gente para desenvolver os negócios da região o ano todo, dando condições, velocidade e estando próximo dos empresários, para movimentar nossa economia”, destaca.

Segundo o Gerente Regional do Sebrae da Foz, Eng. Sérgio Fernandes Cardoso, o programa ajudará a gerar uma maior economia. “Essa é uma grande oportunidade para nos desenvolver e valorizar ainda mais os empreendedores que lutam diariamente para transformar e região. Acreditamos no potencial da Costa Esmeralda de se desenvolver economicamente, pois nosso foco está em quem produz. Nós precisamos vender para nós mesmos e fazer a nossa economia girar. A missão do Sebrae é apoiar os pequenos negócios e auxiliar neste desenvolvimento”, ressalta.

Os interessados podem se inscrever por meio de um formulário online gratuito até o dia 20 de dezembro: https://forms.gle/n6ntW3KAqpPbV1jJ6. As ações do projeto serão realizadas entre os meses de fevereiro e novembro de 2020.

Cases de Sucesso

Durante o evento, o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, apresentou um pouco da sua experiência e deu dicas sobre como agir diante das dificuldades dos negócios e criar novas estratégias para melhorar a empresa. “O mundo dos negócios irá mudar nos próximos anos e quanto mais liberdade econômica a gente tem, nós que trabalhamos formalmente, teremos maior condição de competitividade com quem é informal. Estamos saindo de um processo de crise do país, onde o mercado está completamente diferente e é preciso nos reinventar para que consigamos manter nossas empresas em pleno funcionamento. Não há oportunidade melhor para nossos negócios do que hoje, mas os empresários precisam ser rápidos na tomada de decisão, decidir quando vão investir e prestar atenção nos processos tecnológicos para não ficarem para trás”, explica.

O empresário Leonardo Cabral Costa, do restaurante Freguesia Oyster Bar, apresentou o case de sucesso “Turismo gastronômico, oportunidades e o desenvolvimento de Santo Antônio de Lisboa”. Em sua apresentação destacou a história da ostra catarinense e a visão de negócio que a família teve ao criar o primeiro bar na beira da praia, em 1998. Uma história de associativismo que contribuiu para o desenvolvimento da região que era pouco explorada pelos turistas que visitavam a capital catarinense.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Solve : *
16 ⁄ 8 =