Sebrae/SC apresenta diagnóstico de Porto Belo em Números

Posted by | 5 de agosto de 2019 | Empresarial | No Comments

Com o objetivo de formatar um panorama socioeconômico para o município, o Sebrae/SC entregou nesta quarta-feira, 31, o levantamento de diagnóstico “Porto Belo em Números”. O documento apresenta dados econômicos, sociais e demográficos da cidade e possibilita a gestão municipal ter acesso a informações comparativas a nível estadual e municipal. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora.

No documento apresentado, Porto Belo é um dos municípios do estado com maior crescimento populacional, ficando na 13° posição com 20.834 habitantes registrados em 2018 pelo IBGE. A economia chegou a 48º posição no quadro geral em comparação com outras cidades e seu PIB per capita ficou na 28º posição de Santa Catarina. Em 2010, o município alcançou um IDHM de 0,760, índice que o situa dentro da faixa de desenvolvimento humano considerada alta pelo PNUD.

Em relação às oportunidades de trabalho, Porto Belo contava com 1.401 empresas abertas em 2017, responsáveis pela geração de 5.746 empregos formais no município, e as empresas de micro e pequeno porte representavam 99,3% dos estabelecimentos presentes. O levantamento também identificou que 3,7% dos estabelecimentos estão ligados a agropecuária, 19,6% à indústria, 37,3% ao comércio e 39,5% são do setor de prestação de serviços. O setor de prestação de serviços é o que mais emprega no município totalizando 36,2% das empresas.

Para o Prefeito Municipal de Porto Belo, Emerson Luciano Stein, a administração do município trabalha para dar suporte ao desenvolvimento de Porto Belo para que a cidade cresça de forma responsável e equilibrada. “É para que o desenvolvimento chegue e traga acima de tudo, benefícios para a população, que o Governo Municipal tem esta parceria com o Sebrae, que dá suporte não apenas ao Governo Municipal, mas aos empresários e investidores. Chegamos em uma fase importante, onde vamos conhecer o nosso Município em números, e a partir daí, poder traçar os caminhos para as novas fases que estão por vir,  direcionando as ações com muito mais possibilidades de acertos”, destaca.

Segundo o Gerente do Sebrae da Foz, Eng. Sérgio Fernandes Cardoso, o documento traz informações para auxiliar o crescimento econômico do município. “Com este estudo em mãos, os empresários que chegarem a Porto Belo poderão saber o que a cidade tem para oferecer e em qual setor eles podem investir. O documento reúne uma serie de informações com dados secundários de fontes oficiais, avaliando aspectos demográficos, infraestrutura, finanças públicas e também aspectos econômicos. Apresentando o município em números, o Sebrae auxilia no crescimento dos pequenos negócios no município”, salienta.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é um projeto desenvolvimento pelo SEBRAE/SC, em parceria com as Prefeituras, destinado a incentivar o crescimento da economia local através de diversas iniciativas, explorando os potenciais da cidade e protagonizando os micro e pequenos negócios.

Texto: Bianca Pereira

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Solve : *
18 + 6 =