Balneário Camboriú discute desenvolvimento econômico da área da saúde nesta quarta-feira

Posted by | 24 de outubro de 2018 | Economia, Geral, Saúde | No Comments

O tema “saúde” será o último eixo estratégico a ter definido sua visão de futuro dentro do Plano de Desenvolvimento Econômico (Pedem) de Balneário Camboriú. O seminário acontece nesta quarta-feira, 24, as 18h, na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e é aberto para empresários e profissionais do setor. A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, implantado pelo Sebrae/SC, em conjunto com a Prefeitura.

A definição dos eixos de ação do Pedem aconteceu no mês de setembro e contou com a participação de empresários e entidades do setor produtivo da cidade. Os eixos estratégicos foram elencados da seguinte forma: comércio varejista; educação e tecnologia da informação; construção civil; turismo e economia criativa e saúde. Para o Diretor-geral de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira, o plano potencializa segmentos que já tem relevância para a economia, aumentando a geração de emprego e renda. “É uma ferramenta fundamental que vai catalisar um maior desempenho dos empreendedores e das entidades que representam o setor produtivo com foco no desenvolvimento econômico da cidade com sustentabilidade. A parceria com o Cidade Empreendedora consegue acelerar nosso processo de crescimento, pois possibilita trabalharmos os principais eixos econômicos da cidade e projetarmos visões que serão implementadas no futuro”, destaca.

Dentro dos eixos, empresários de diversos setores já se reuniram para planejar o desenvolvimento econômico e a visão de futuro de cada setor. O primeiro eixo, comércio varejista, terá como visão de futuro ser o polo nacional em experiência de compras com inovação, segurança, mobilidade, diversidade, e sustentabilidade, estabelecendo a identidade de Balneário Camboriú com gestores e vendedores qualificados. Já o eixo educação e tecnologia da informação, pretende ser referência na integração entre a educação e tecnologia, proporcionando um ambiente de inovação, empreendedorismo, oportunidades e transformação socioeconômica sustentável.

O terceiro eixo, de construção civil, tem como visão de futuro ser uma indústria reconhecida por sua contribuição social e ambiental, aplicando técnicas modernas e inovadoras, e sendo referência no cenário arquitetônico da América Latina, gerando qualidade de vida e solidez econômica ao cliente. Já turismo e economia criativa tem o objetivo de se tornar referência nacional e internacional como destino turístico, prestando serviços de excelência e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da região. “A visão de futuro foi pensada pelos empresários de cada setor e estarão alinhadas às estratégias definidas para a construção do plano.  Os grupos estão engajados em discutir as ações de acordo com a realidade dos seus segmentos e ao final desta construção, o resultado será o plano de desenvolvimento econômico”, destaca a Consultora de Articulação do Cidade Empreendedora, Tamara Legarrea.  O próximo passo será a discussão das ações de cada eixo.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é um projeto desenvolvimento pelo Sebrae/SC, em parceria com as Prefeituras, destinado a incentivar o crescimento da economia local através de diversas iniciativas. Dentro do projeto existem onze eixos de atuação e trinta e quatro ações estratégicas, que visam ampliar o empreendedorismo nos quarenta municípios participantes.

Texto: Bianca Pereira

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Solve : *
6 × 22 =